Foto:Secretaria de Educação
03/09/2019 15:52
EDUCAÇÃO REALIZA O "I JOGOS ESCOLARES DA EDUCAÇÃO DO CAMPO DE NOVA CANAÃ DO NORTE/MT"

Estudantes de cinco escolas da Educação do Campo do Município de “Nova Canaã do Norte”, vibraram com a abertura do “I JOGOS ESCOLARES DA EDUCAÇÃO DO CAMPO”, realizado entre os dias 30 e 31 do mês de agosto.

As atividades esportivas tiveram início na sexta-feira (30/08), no Distrito do Colorado do Norte motivadas de muita emoção, motivação, adrenalina e parcerias entre as escolas municipais rural:  “São Manoel”, “Novo Paraiso” e “Ouro Branco”, e as escolas estaduais: “Nova União” e “Ivone Borkowski de Lima”, ambas se lisonjearam com a realização do sonho em comum.

O evento teve como principal objetivo aumentar o vínculo afetivo entre os estudantes, contribuindo com a diminuição da evasão escolar, além de possibilitar a identificação de talentos esportivos, visto que os jovens pertencentes a “Educação do Campo” não tem a oportunidade de participar dos jogos escolares urbanos.

Movidos por essa fragilidade e pela emoção de reconhecer os talentos esportivos do campo, os atuais diretores, juntamente com suas equipes, não mediram esforços para a realização deste evento.

Para o idealizador do evento, Diego Bazan, diretor da escola Estadual “Nova União”, “a iniciativa tem como foco oportunizar aos estudantes do campo a prática esportiva, similar ao que acontece nas escolas da zona urbana, assim como também promover a socialização e o fortalecimento dos laços de amizades entre as escolas”.

Segundo ele, “Organizar e participar dos jogos foi uma experiência incrível. É muito bom ver a interação dos estudantes, dos profissionais e da comunidade. A quadra e o pátio da escola estavam sempre cheios. Em jogos "normais", apenas estudantes competem. Nessa, tinha a modalidade adulta para possibilitar que aqueles que já passaram da idade da categoria pudessem participar. É nesse sentido que não podemos deixar de realizá-lo. Agora é lutar para que o poder público possa financiar a competição. O que fizemos foi com a contribuição da comunidade, escolas e profissionais”, pontua o diretor Claudemir Lourenção, Escola Estadual “Ivone Borkowski de Lima”.

Durante o evento esportivo, 250 atletas estiveram presentes, disputando modalidades como Futsal, Voleibol, Handebol, Vôlei de Areia, Salto em Distância, Lançamento de dardo, nas categorias A, B, Mirim e Adulto.

“Ao praticarem as modalidades, os estudantes se sentem mais motivados nos estudos. Além disso, o esporte trabalha questões como disciplina, trabalho em equipe, cooperação e concentração”, destacou a diretora, Adriana Salustiano, diretora da escola Municipal São Manoel.

A 2° etapa e o encerramento do “I JOGOS ESCOLARES DA EDUCAÇÃO DO CAMPO” está agendado para o dia 14 de setembro, no Distrito Ouro Branco com Entrega das Premiações.

Alunos motivados:

A estudante Leticia, 17 anos, 3º Ano do EM, cita que os “I jogos escolares fortaleceu a união e a motivação entre os jovens. Outro marco positivo foi a colaboração da comunidade na realização das atividades”.

“Esta é a minha estreia nos jogos escolares, fiquei muito motivado em participar, pois esse momento torna o ambiente mais divertido e dinâmico”, revelou o estudante, estudante Gustavo Pesce Fortunato, 8º ano.

A realização do evento contou com o apoio: Secretaria Municipal de Educação, Secretária Municipal de Saúde, Secretária Adjunta de Esporte e Lazer, Assessoria Pedagógica de Nova Canaã.

UNIÃO REALMENTE FAZ A FORÇA!

Relatora:

Nilceia Frausino                                                                                    Adaptação:

Professora Formadora do CEFAPRO                                         Genize Luna de Carvalho

Presidente do CME/NCN