Foto:
21/07/2017 09:10
REALIZADA A VII CONFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

A VII Conferência foi iniciada as 07:00hrs na Câmara Municipal de Nova Canaã do Norte, com os credenciamentos, coffee break, composição da mesa, hino nacional, apresentação cultural, crianças adolescentes e idosos.

Foi registrada a presença do Deputado Estadual Jajah Neves, Prefeito Rubens Roberto Rosa, Vice Prefeito Alexandro Fernando da Silva, Representante da SETAS, Analista de Desenvolvimento Econômico e Social Maria do Carmo Silva,  Presidente do Conselho Municipal de Assistência e também da Conferência Maria Ozanina Machado Delatesta, Secretária de Assistência Social Mônica Nascimento Semeler da Silva, Secretária de Saúde Lismar Alves Ferreira, Secretária de Educação Joana Lázara e Representante da Câmara Municipal, Presidente Odair Formigoni.

A VII Conferência Municipal de Nova Canaã foi convocada pelo decreto municipal 049/2017 de 08 de junho de 2017, etapa preparatória para a Conferência Estadual.

A VII Conferência teve como TEMA: ´´GARANTIA DE DIREITOS NO FORTALECIMENTO DO SUAS´´.

EIXO 1: A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais. A seguridade social e a proteção social não-contributiva. O papel da assistência social na seguridade social e na proteção não-contributiva.

EIXO 2: Gestão democrática e controle social. O lugar da sociedade civil no SUAS; direito e participação social e o lugar da sociedade civil na gestão democratica e no controle social.

EIXO 3: Acesso às seguranças socioassistenciais  e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais: Acesso a direitos e aquisições de usuários. Acesso a garantia de direitos como premissa para a qualificação das ofertas no SUAS.

EIXO 4: A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais: Aprimoramento da Legislação da Política de Assistência Social para assegurar a efetivação dos compromissos e corresponsabilidades dos entes na garantia dos direitos socioassistenciais.

As conferencias de Assistência Social são conquistadas do povo Brasileiro e constituem espaço democrático em que os municípios e os estados por meio dos seus representantes, tem a oportunidade de se fazer ouvir sobre o sistema único de assistência social.

Com muita honra que agradeço a presença dos integrantes do Conselho Municipal de Assistência Social que são os delegados dos segmentos que compõem as conferencias, os conselhos, e mais do que isso, essas forças sociais e políticas que estavam no plenário são a nossa aliança estratégica que garantem a nossa sobrevivência e são a nossa fonte de inspiração. São os vários interesses, aqui nós temos a população usuária, metade da delegação e não poderia ser diferente, porque é a quem se destina a política.

Também não posso deixar de agradecer todos os presentes como usuários, equipe de trabalho e convidadas para coordenar os  grupos, que foram Benaia Teixeira, Presidente do conselho Municipal de Assistência Social de Colíder MT, Priscila Rosane Rodrigues, Assistente Social da Prefeitura Municipal de Colíder MT, Rosineide Da Silva Moreira, Pós Graduada em Gestão de Benefício e Gestão em Saúde, assistente Social do tribunal de Justiça de Nova Canaã do Norte MT.

"Lutemos por um mundo novo... um mundo bom que a todos assegura o ensejo de trabalho, que de futuro a juventude e segurança a velhice." Charles Chaplin.

Att,

Monica Nascimento Semeler da Silva