Foto:Assessoria de Imprensa
14/01/2020 14:00
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE APRESENTA LEVANTAMENTO SOBRE A DENGUE E SUGERE FORMAS DE PREVENÇÃO

A Prefeitura de Municipal de Nova Canaã do Norte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, apresentou do dia 06/01 a 14/01/2020, os números do primeiro Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRA) de 2020. De acordo com os dados, o índice médio foi de 3,8%. Isso significa que de cada 100 residências, 3,8 contêm larvas do mosquito transmissor da dengue, apontando para uma situação de risco, pois, segundo o Ministério da Saúde, os Municípios que estiverem com índice até 3,9 são considerados com Médio Risco (entre 1,0 e 3,9).

A Secretária de Saúde, Sra. Gislaine Maria da Silva, frisa a importância da população se conscientizar e ajudar no combater à proliferação do mosquito através de medidas simples como, por exemplo, não acumular lixo de forma irregular e materiais que podem conter água parada.

“Esperávamos um aumento nos números do LIRA devido ao clima, que agora está mais quente e chuvoso e, também, porque o último levantamento foi feito em outubro do ano passado, um período em que ficamos quase um mês sem chuva e a temperatura estava mais amena. Os focos não estão só nos terrenos baldios, mas também dentro de residências. Se todos nós não fizermos nossa parte, corremos o risco da disseminação da dengue”, afirmou a secretária.

O Ministério da Saúde e a Prefeitura de Nova Canaã do Norte, convoca a população a continuar, de forma permanente, com a mobilização nacional e municipal pelo combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, doenças que podem gerar outras enfermidades, como microcefalia e Guillain-Barré.

Por isso, a população deve ficar atenta e redobrar os cuidados para eliminar possíveis criadouros do mosquito. ESSA É A ÚNICA FORMA DE PREVENÇÃO. FAÇA A SUA PARTE. #COMBATEAEDES.

Texto/Fonte: Secretaria Municipal de Saúde